Como proposta da cadeira "Comunicação e Cidadania", ministrada pelo professor Ricardo Melo, cinco alunos do 6º período de Jornalismo da Católica resolveram juntar fotografia, dança, hip hop e grafitagem em um só projeto. Hoje, já no 7º período, Laura Galindo, Patrícia Alves, Penéllope Aquino, Renata Gabrielle e Roberto Gonçalves tiveram o trabalho "Comunicação e Arte" selecionado para a III Mostra Recife de Fotografia, dentro da programação da 2ª Semana de Fotografia do Recife, entre 31 de agosto e 7 de setembro.
O projeto foi feito na comunidade Padre Villermain, bairro do Hipódromo, no Recife. "Discutimos e pesquisamos formas de chegar à comunidade e fazê-la sentir que a comunicação alternativa produzida por eles pode e deve ter um espaço nos veículos de massa, e que o grafite e o hip-hop podem ser instrumentos de denúncia dos problemas enfrentados pela comunidade", explicou uma das autoras das fotos, Penéllope.
As fotografias são frutos da visita que os alunos fizeram à comunidade para mostrar como é possível circular as idéias dos movimentos e segmentos sociais através do uso de instrumentos de produção e distribuição de mensagens visuais e audiovisuais. E a fotografia é um deles. O "Comunicação e Arte" é um dos 55 selecionados para a mostra, entre os 120 inscritos em todo o Brasil e ainda Inglaterra e Espanha. Os clipes fotográficos possuem 4 minutos, em média.
Para o grupo, as fotografias tiradas têm o papel essencial de informar, mas também ilustram e emocionam. "A fotografia nos faz perceber com maior sensibilidade os desafios a serem superados e o ideal a ser alcançado. Revelam ainda a estética do grupo estudado, contribuindo para a reconstrução visual dos eventos significativos, e nos apresenta os personagens envolvidos", disse Penéllope. A exibição do clipe fotográfico do "Comunicação e Arte" aconteceu no dia 01 e 02 de setembro, às 18h, respectivamente na Praça da Independência e na Estação do Metrô do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário